O Adeus a Lula Martins, Multiartista Baiano e Protagonista de Meteorango Kid

Morre, aos 80 anos, Antônio Luiz “Lula” Martins, um dos maiores nomes da cultura baiana. O ator, pintor e multiartista deixou este mundo no último dia 8 de julho, às 23h, vítima de um infarto que sofreu no dia 30 de junho. Seu falecimento ocorreu na noite da última segunda-feira, 8 de julho, por volta das 23h.

Carlos Martins Lobão, primo de Lula, revelou que o ator sofreu o infarto em sua residência, na cidade de Subaúma, no Litoral Norte da Bahia. Ele foi imediatamente levado ao Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, onde aguardou regulação. Na última sexta-feira, 5 de julho, Lula foi transferido para o Hospital Santa Isabel, em Salvador, onde passou por uma cirurgia no sábado, 6 de julho. Apesar de ter reagido bem ao procedimento inicial, complicações no dia seguinte levaram ao seu falecimento. Lula Martins deixa quatro filhos e netos, além de um legado inesquecível nas artes.

Lula Martins é amplamente lembrado por seu papel icônico no filme “Meteorango Kid: Herói Intergalático”, uma obra de 1969 dirigida por André Luiz Oliveira. O filme, que mistura irreverência e crítica social, acompanha as aventuras de um estudante universitário no dia de seu aniversário, refletindo as tensões de uma geração oprimida pela ditadura militar e pelos valores morais da época. Em 2015, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema elegeu “Meteorango Kid” como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, consolidando a importância da obra e do talento de Lula Martins.

“Lula era um multiartista em tempo integral, sensível e sempre envolvido em todas as formas de arte”, disse seu primo Carlos Martins. “Ele estava ativo até o fim, produzindo, pintando e preparando uma nova exposição. Tive o privilégio de ser seu primo e compartilhar muitas histórias com ele.”

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.