Semana de Cultura Afro em Salvador: Filhas de Gandhy, Cortejo Afro e Gerônimo em destaque
Foto: Jefferson Peixoto
Arte e resistência pelas ruas da cidade
Em celebração ao Mês da Consciência Negra, Salvador recebe uma programação especial com apresentações das Filhas de Gandhy, Cortejo Afro e Gerônimo. A semana promete muita música, resistência e cultura afro-brasileira, espalhando mensagens de luta e empoderamento pelas ruas e palcos da cidade.
Filhas de Gandhy: Afrocortejo no Pelourinho
Na segunda-feira (25), as Filhas de Gandhy, primeiro afoxé feminino percussivo do Brasil, promovem um afrocortejo que parte do Largo do Pelourinho, às 17h, em direção à Escadaria do Passo, onde haverá uma apresentação especial. O grupo, composto por 30 mulheres, desfilará com tons de azul e branco, representando a paz, e ao som místico do Ijexá. Para Maristela de Souza, percussionista do grupo, o evento é uma forma de levar às ruas debates sobre racismo, desigualdade e empoderamento feminino. “Nossa força está na musicalidade e no movimento, mostrando que a mulher pode e deve ocupar espaços de destaque”, destaca Maristela.
Cortejo Afro: Ritmos e tradição em Pirajá
Ainda na segunda-feira (25), às 16h, o Cortejo Afro apresenta sua famosa “revolução musical afro-baiana” no Instituto Oyá, em Pirajá. Com uma mistura única de ritmos africanos, batidas eletrônicas e pop, a banda mostra o trabalho sociocultural desenvolvido durante o ano. O evento conta com performances da Banda Show e exibições de projetos realizados por artesãos, costureiras e alunos da comunidade. “É um momento de celebração e reconhecimento de tudo que foi produzido ao longo do ano”, ressalta Rogério Alves, presidente do Cortejo Afro.
Serviço – Programação da Semana
Filhas de Gandhy
Data: 25 de novembro (segunda-feira)
Local: Largo do Pelourinho, seguindo para a Escadaria do Passo
Horário: A partir das 17h
Cortejo Afro
Data: 25 de novembro (segunda-feira)
Local: Instituto Oyá, Pirajá
Horário: 16h