Salvador Vai Sediar o Pan-Americano de Dragon Boat em 2027! É Inédito na América do Sul!

Salvador foi escolhida como sede do Pan-Americano de Dragon Boat em 2027! Mais de dois mil atletas estrangeiros vão desembarcar na Praia da Penha, na Ribeira, para essa competição histórica que é pura sincronia e força!

A competição, que promete reunir mais de dois mil atletas estrangeiros, além dos competidores brasileiros, será realizada no primeiro semestre de 2027 na charmosa Praia da Penha, no bairro da Ribeira, na Cidade Baixa. Imagina só a beleza do cenário com toda essa energia!

Para quem não conhece, o dragon boat é uma modalidade náutica super fascinante. É praticada em embarcações de 12,5 metros de comprimento, que têm capacidade para até 22 atletas: 20 remadores, um timoneiro e um ritmista. O grande diferencial desse esporte está na remada coletiva, feita de forma totalmente sincronizada, exigindo uma união e harmonia incríveis da equipe. É um show de força e trabalho em conjunto!

A decisão de trazer o evento para cá foi oficializada no último fim de semana, durante o encerramento da edição de 2025 do Pan-Americano, que aconteceu no Canadá. E a notícia é ainda melhor: por unanimidade, os dirigentes da Federação Pan-Americana de Barcos-Dragão (PADBF) aprovaram a candidatura brasileira! O presidente da entidade, Franco Siu Chong, foi quem anunciou a Confederação Brasileira de Dragon Boat (CDBC) como organizadora da sétima edição desse torneio continental.

A candidatura da Bahia foi defendida lá no Canadá por Diogo Rios, chefe de Gabinete da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e por Wilton Brandão, diretor de Fomento ao Esporte da autarquia. Diogo Rios comemorou: “Fizemos uma defesa consistente para trazer o Pan-Americano para a Bahia. Apresentamos vídeos que mostram o potencial do estado na prática do dragon boat, além do atrativo turístico da capital baiana. A estratégia deu certo e conseguimos essa conquista histórica para o Brasil”. A retirada da candidatura das Bahamas, logo após a defesa baiana, só fortaleceu a nossa vitória!

“A modalidade ainda está em desenvolvimento na América do Sul, e havia um forte desejo das federações internacionais de consolidar esse movimento por aqui”, explicou o italiano Cesare Decarli, responsável por implantar o dragon boat na Bahia há 13 anos, lá em Paulo Afonso. Ou seja, nossa Bahia é pioneira!

Em março deste ano, dirigentes da PADBF e da Federação Internacional de Dragon Boat estiveram na Bahia para fazer vistorias técnicas em Salvador e Paulo Afonso, cidades que já têm núcleos da modalidade apoiados pela Sudesb. Depois das visitas, a Praia da Penha foi escolhida como o local ideal para sediar a competição.

Wilton Brandão explicou os motivos da escolha: “Além das características do espelho d’água, a comitiva técnica entendeu que a ausência de vento e a facilidade de acesso para chegada e saída das embarcações são pontos positivos da Praia da Penha”. É a nossa geografia e o nosso potencial sendo reconhecidos em nível internacional!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.