Salvador é um Parque de Diversões Literárias para a Criançada com o Programa Caminhos da Leitura!

A criançada de 4 a 12 anos (e toda a família!) vai se encantar com oficinas gratuitas de brinquedos sustentáveis, dobraduras e histórias no “Caminhos da Leitura“! E ainda tem programação especial do Maio Laranja!

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) acaba de lançar o programa “Caminhos da Leitura“, cheio de atividades gratuitas para crianças de 4 a 12 anos (mas que são abertas para toda a família!). O objetivo é resgatar a arte de brincar através de materiais sustentáveis, dobraduras e, claro, muitas palavras! E a programação da primeira quinzena de maio está imperdível!

Na terça (13) e na quinta-feira (15), teremos duas oficinas super bacanas com a educadora, pesquisadora e mestre em Arte e Educação Sálua Chequer e o músico, cantor e compositor Igor Trovanova. Na terça, a partir das 9h, na Biblioteca Municipal Nair Goulart, no CEU de Valéria, rola a oficina “Brinquedo feito à mão“, que vai ensinar a criançada a criar brinquedos incríveis usando materiais que a gente encontra por aí, valorizando a sustentabilidade e a criatividade!

Já na quinta, às 14h, a Biblioteca 7 de Abril, no bairro de mesmo nome, será palco da oficina de dobradura “Brincando com as Palavras“! A diversão e o aprendizado vão andar juntinhos, com foco no respeito às diferenças, tudo inspirado no livro “O rei que tinha orelhas de burro”. A gerente de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da FGM, Jane Palma, explicou que esse livro está sendo o tema central das atividades do ano, trabalhando a aceitação das diferenças de forma lúdica, com brincadeiras e um caderninho de perguntas e respostas adaptado para cada faixa etária. E a Sálua Chequer vai usar seu acervo de brinquedos feitos à mão para tornar a história ainda mais divertida e fazer com que as crianças entendam tudo brincando e levando um brinquedo pra casa!

A Jane Palma ressaltou a importância de unir a leitura, a literatura e os museus nessa campanha, diversificando a linguagem artística para passar uma mensagem tão importante.

A FGM também está participando do Maio Laranja, a campanha de conscientização sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. No Dia D da campanha, que será no domingo (18), o Espaço Carybé de Artes, no Forte São Diogo (Porto da Barra), vai ter uma programação especial, que também celebra o Dia Internacional de Museus! Às 10h, rola o “História Cantada – Lugar de criança também é no museu“, com Sálua Chequer e Igor Trovanova, com oficinas de botão mágico, chapéu de papel e boneca abayomi. E às 14h, a atriz Cléia Makenda vai apresentar a boneca falante Sara, que vai conversar com a criançada e passar orientações importantes do Maio Laranja de forma lúdica e divertida, focando na proteção dos pequenos.

Serviço:

  • Evento: Programa Caminhos da Leitura e Maio Laranja
  • Locais e Horários:
  • Brinquedo feito à mão: Terça (13), 9h, Biblioteca Municipal Nair Goulart (CEU de Valéria)
  • Brincando com as Palavras: Quinta (15), 14h, Biblioteca 7 de Abril
  • História Cantada – Lugar de criança também é no museu: Domingo (18), 10h, Espaço Carybé de Artes
  • Apresentação da boneca Sara (Maio Laranja): Domingo (18), 14h, Espaço Carybé de Artes
  • Ingressos: Gratuito

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.