Salões de Artes Visuais da Bahia Retornam: Circuito de Exposições pelo Estado
Foto: Lucas Malkut
Arte Contemporânea em Movimento: Oportunidade de Conhecer Obras Incríveis em Seis Cidades da Bahia
Os Salões de Artes Visuais da Bahia estão de volta em grande estilo! Considerado o projeto de arte mais tradicional da Fundação Cultural da Bahia (Funceb/Secult-BA), a edição deste ano promete uma imersão incrível no universo das artes visuais contemporâneas, começando por Juazeiro, no dia 7 de novembro, e se espalhando pelos seis macroterritórios baianos. Este projeto itinerante vai levar exposições para Juazeiro, Barreiras, Irecê, Itabuna, Vitória da Conquista e Cachoeira até o começo de 2025.
Cada exposição coletiva vai mostrar uma diversidade de obras, conectando o público de várias regiões ao que há de mais atual na produção artística local. Além disso, o evento inclui rodas de conversa e encontros com os artistas, uma chance única para conhecer as histórias por trás das criações.
Produção Diversificada e Ampliada
Com 49 artistas selecionados (sete a mais que na última edição), os Salões terão premiações ampliadas, com 21 Prêmios Aquisição, incentivando o fortalecimento da arte regional e o acesso democrático à cultura. As exibições englobam várias modalidades, como fotografia, instalação, escultura, videoarte, gravura digital e mais. Tudo isso, pensado para representar a pluralidade e a riqueza da arte baiana.
Acessibilidade e Inclusão
Outro diferencial desta edição é o compromisso com a acessibilidade: haverá tradução em Libras, audiodescrição, sinalização em Braille e mediadores capacitados para atender pessoas com deficiência. Além disso, um catálogo bilíngue com tiragem de mil exemplares documentará o evento, registrando para a posteridade as obras dos artistas participantes.
Confira a Programação Completa:
- Juazeiro – Abertura: 7 de novembro, no Centro Cultural João Gilberto
- Barreiras – Abertura: 13 de novembro, na Casa Amarela
- Irecê – Abertura: 20 de novembro, no Pavilhão da Secult
- Itabuna – Abertura: 27 de novembro, no Centro de Cultura Adonias Filho
- Vitória da Conquista – Abertura: 3 de dezembro, no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima
- Cachoeira – Abertura: 10 de dezembro, na Fundação Hansen Bahia