Rainha Diambi Kabatusuila Chega a Salvador para Celebrações do Novembro Negro
Três dias de intercâmbio cultural, diálogos e experiências sobre a educação e cultura congolesa
Nos próximos dias, a capital baiana terá uma convidada mais que especial: a Rainha Diambi Kabatusuila, da República Democrática do Congo, que chega a Salvador para um agenda rica em atividades e encontros culturais em celebração ao Novembro Negro. Durante três dias, a rainha vai compartilhar vivências e reflexões sobre o modelo educacional inspirado na filosofia africana e na cultura de seu país, promovendo trocas entre as raízes culturais afro-brasileiras e congolesas.
Encontros e Experiências no Colégio Edvaldo Brandão Correia, UNEB e IFBA
Na programação, estão eventos que acontecerão em importantes espaços culturais e educacionais da cidade, incluindo o Colégio Edvaldo Brandão Correia, nas Cajazeiras; a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no bairro do Cabula; e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), localizado no Barbalho. A rainha Diambi trará suas experiências sobre a importância de um ensino com bases na filosofia africana, incentivando o fortalecimento cultural e social entre o Congo e a Bahia.
Rota Afro Congo-Bahia e Encontros com Lideranças
Outro momento especial será a discussão sobre a rota afro Congo-Bahia, em que Diambi Kabatusuila se encontrará com representantes de agências de turismo, instituições culturais afro-brasileiras, afoxés, blocos de Carnaval, além de entidades ligadas ao empreendedorismo negro. A programação inclui encontros com gestores culturais, líderes religiosos de matriz africana e entidades afro-brasileiras, reforçando os laços entre as culturas africana e brasileira.
Acompanhando a rainha, também estarão integrantes da Associação Recreativa Comunitária Afoxé Filhos do Congo e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), ampliando as ações e diálogos culturais que esta visita representa para a cidade de Salvador.