OSBA Celebra Compositores Negros na Série Carybé!

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) preparou para este sábado (17 de maio), às 17h a segunda edição da Série Carybé em 2025 vai trazer o talento do Quarteto de Cordas da OSBA em um concerto dedicado inteiramente a obras de compositores negros, escritas originalmente para essa formação intimista. O palco dessa celebração musical será o Cineteatro 2 de Julho, no prédio do IRDEB, na Federação. E os ingressos já estão à venda no Sympla por precinhos camaradas: R$20 (inteira) e R$10 (meia)! Corre pra garantir o seu!
Formado pelos músicos da OSBA Ivan Quintana e Jonas Alves (violinos), Marco Catto (viola) e Thomaz Rodrigues (violoncelo), o Quarteto de Cordas nos presenteará com um repertório de tirar o chapéu, resgatando a genialidade de compositores que, muitas vezes, não tiveram o reconhecimento que mereciam na história da música clássica. A ideia desse programa incrível surgiu de um projeto do violista da OSBA Marco Catto, que também é professor e doutorando da UFBA, com seus alunos da universidade. Eles se dedicaram a catalogar e trazer à luz obras preciosas de compositores negros.
No programa, teremos a oportunidade de apreciar a música do francês Joseph Bologne, Chevalier de Saint-Georges, um dos primeiros músicos de ascendência africana a brilhar na Europa, contemporâneo de Mozart e com uma história de vida fascinante (ele era exímio esgrimista e lutou na Revolução Francesa!). O Quarteto de Cordas da OSBA interpretará uma obra contemporânea do capixaba Hércules Gomes, um dos principais pianistas do país, cuja música escolhida, “Cantiga, Baião e Frevo para Quarteto de Cordas”, traz um diálogo super interessante da música de câmara com os nossos ritmos brasileiros!
A Série Carybé da OSBA é sempre uma oportunidade linda de vivenciar a música clássica de perto, em formações menores que proporcionam uma intimidade especial entre os músicos e a plateia.
Sábado, às 17h, no Cineteatro 2 de Julho! Garanta seu ingresso no Sympla e prepare-se para uma tarde inesquecível!