Núcleo Caatinga da Cia Avatar de Irecê faz temporada com “A Experiência” no Teatro Gregório de Matos

O Teatro Gregório de Mattos, em Salvador, recebe de 02 a 11 de agosto, sempre de sexta a domingo às 19h, a montagem “A Experiência – Horizontes do Tempo”, do Núcleo Caatinga, da cidade de Irecê. Com dramaturgia e direção de Paulo Atto, o espetáculo resulta de um processo de formação de atores e atrizes das cidades de Irecê e João Dourado, realizado entre junho de 2022 e janeiro de 2023.

O elenco é composto por Adson Medeiros, Karen Rodrigues, Ludmila Salustiana, Marcelo Jesus, Mozar Primo, Pablo Maia, Samara Alcantara e Sócrates Júnior. Os figurinos foram elaborados pelo Centro Técnico do Teatro Castro Alves e a temporada conta com o apoio da Fundação Gregório de Matos.

“A Experiência” integra cenas baseadas em textos de Sófocles, William Shakespeare e Antonin Artaud. Oito atores e atrizes se revezam em diversos personagens, refletindo sobre a realidade através de textos clássicos. A montagem, segundo Paulo Atto, “mergulha na poesia visual sugerida pelos textos e pelos corpos dos atores como signos em ação”.

A Experiência – Horizontes do Tempo – foto André Alves.

O espetáculo busca impactar o público com leituras em várias camadas e profundidades, através de operações intertextuais que mesclam diálogos e personagens de diferentes épocas, criando encontros inesperados. Exemplo disso é a interação entre o Hamlet de Shakespeare e um Hamlet revolucionário, inspirado em Heiner Müller.

Mesmo formado por cenas de obras distintas, o espetáculo articula uma fábula sobre nosso tempo, tratando das incertezas, simultaneidade dos fatos e fugacidade do tempo, para compreender a complexidade e fragmentação da realidade contemporânea.

O Núcleo Caatinga, dirigido por Paulo Atto, tem uma trajetória internacional, com turnês pela Europa em 2023 e 2024, passando por Portugal, Espanha e França. Em 2023, representou o Brasil na quarta edição do Ciclo Mimesis de Teatro e Artes Performativas da Universidade de Coimbra, em Portugal, realizando apresentações e workshops.

O Núcleo Caatinga foi criado entre 2009 e 2011, no âmbito dos Encontros de Arte e Cultura Popular de Irecê, fortalecendo-se com o Festival de Teatro da Caatinga, iniciado em 2012. A associação é mantida pela CIACEN – Associação Centro Internacional Avatar de Artes, ONG que realiza o Festival de Teatro da Caatinga, único festival internacional de teatro do interior da Bahia, consolidado em sua sétima edição.

Para não esquecer: O Teatro Gregório de Mattos, em Salvador, recebe a montagem “A Experiência – Horizontes do Tempo” do Núcleo Caatinga de Irecê, com apresentações de 02 a 11 de agosto, sempre de sexta a domingo, às 19h.

1 comentário em “Núcleo Caatinga da Cia Avatar de Irecê faz temporada com “A Experiência” no Teatro Gregório de Matos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.