Medalhista olímpico Isaquias Queiroz visita exposição artística e destaca importância da cultura afro-brasileira

Canoísta aproveitou passagem por Salvador para conhecer a mostra “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira” realizada em parceria com o Muncab e o CCBB

De passagem por Salvador no último final de semana para participar da etapa local do Circuito de Corrida Banco do Brasil, o baiano e campeão olímpico Isaquias Queiroz visitou, no sábado (5), a exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, em cartaz no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB). 

Natural de Ubaitaba, no sul da Bahia, o canoísta Isaquias é um dos maiores nomes do esporte brasileiro. Ao longo da carreira, conquistou cinco medalhas olímpicas, sendo uma de ouro, três de prata e uma de bronze, além de mais de dez títulos em campeonatos mundiais de canoagem.

Ao visitar a exposição, o atleta destacou o papel da arte e da cultura na valorização das trajetórias negras no Brasil. “Foi uma oportunidade incrível de aprender mais sobre a cultura afro-brasileira e o trabalho de pessoas negras que estão mostrando seu talento ao mundo. É um aprendizado que levo comigo, uma forma de me alimentar dessa história que é da Bahia e do Brasil”, afirmou Isaquias.

A mostra Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira reúne obras de 69 artistas e está dividida em cinco eixos curatoriais, abordando temas como memória, espiritualidade, cotidiano e construção de identidade. A exposição tem curadoria de Deri Andrade, idealizador do Projeto Afro. Possui patrocínio do Banco do Brasil. e já passou pelo CCBB São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A etapa de Salvador inclui obras inéditas e um novo projeto expográfico adaptado à arquitetura do MUNCAB.

Para o gerente geral do CCBB Salvador, Júlio Paranaguá, a visita do atleta reforça o diálogo entre cultura e esporte, duas frentes apoiadas historicamente pelo Banco do Brasil. “A presença de Isaquias na exposição simboliza esse diálogo  potente entre a excelência esportiva e a valorização da cultura”, comentou.

A exposição pode ser visitada até 31 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 16h30. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com entrada gratuita às quartas-feiras e domingos. Clientes e funcionários do Banco do Brasil têm benefícios na bilheteria, mediante apresentação de documento.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.