Jamex: O baiano que conquistou o MAM-BA e agora ganha filme internacional!

Artista de 23 anos, o mais jovem no acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia, leva sua história e arte para as telas do cinema no XX Panorama Internacional Coisa de Cinema.

Preparem-se para conhecer a história de um artista que está dando o que falar em Salvador e no mundo! Jamex, o baiano do Nordeste de Amaralina que conquistou o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) com sua arte visceral e impactante, agora ganha um filme que será lançado no XX Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador, no começo de abril.

Screenshot

Quem nunca se deparou com os pixos e lambe-lambes com a frase “Fim do Medo” espalhados pela cidade? A série, que se tornou um símbolo da arte de Jamex, é um grito contra o medo e a violência, e um convite à reflexão sobre a realidade social.

Aos 23 anos, Emanuel de Assis Nepomunceno Silva, filho de costureira e vendedor, é o nome mais jovem a ter uma obra incluída no acervo permanente do MAM-BA. Sua arte, que carrega a cor da pele e a origem simples do artista, é um testemunho da força e da resistência da periferia.

“Não passava perto de um carro parado com alguém dentro para não assustar os outros”, confessa o jovem, que transformou o apelido Jamelão em Jamex e se tornou artista, segundo ele, “para comunicar o que me incomoda no mundo e me comove, no mau e no bom sentido”.

O filme “Jamex e o fim do medo”, dirigido por Ramon Coutinho, mergulha na trajetória do artista e explora a força de sua arte, que se tornou um fenômeno na cidade.

Sem muitas referências artísticas enquanto crescia, Jamex começou a publicar obras nas redes sociais e logo chamou a atenção do público. Sua arte, que começou nos muros da cidade, logo migrou para madeiras e papelões encontrados na rua, e depois para telas.

Apesar da revolta ser uma das bases de sua expressão artística, Jamex, representado por Vitor Valery, da Vandal Arte, também se inspira em referências positivas, como música e cinema. Seu trabalho já homenageou artistas como Adriana Calcanhotto, Roberta Flack, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Não percam a oportunidade de conhecer a história desse artista talentoso e inspirador!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.