Ilê Aiyê Comemora 50 Anos em Grande Estilo na Concha Acústica!

Foto:  Evandro Soares 

Um Show Histórico Com Daniela Mercury, BaianaSystem e Mais!

O Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil e ícone da resistência negra, vai comemorar seus 50 anos com uma festa épica! No dia 1º de novembro, a partir das 18h30, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, será palco de um espetáculo inesquecível, sob a direção artística de Elísio Lopes Jr. O evento vai reunir grandes nomes como Daniela Mercury, BaianaSystem, Orquestra Afrosinfônica, Beto Jamaica, Aloísio Menezes, além das vozes potentes de Matilde Charles e Amanda Maria.

Fundado oficialmente em 1974, o Ilê Aiyê nasceu para combater o racismo e promover a identidade negra no Carnaval de Salvador. Para Antônio Carlos Vovô, presidente do bloco, essa é uma data histórica: “Cinco décadas não são cinco dias! O Ilê saiu de um pequeno grupo para se tornar um movimento que impacta Salvador, o Brasil e o mundo.” Ele destaca também figuras importantes, como Popó do Ilê e Mãe Hilda, que foi fundamental ao abrir as portas do terreiro Ilê Axé Jitolu para os primeiros encontros do bloco.

Além do show poderoso de Daniela Mercury, que já tem uma longa parceria com o Ilê, o evento promete a energia única do BaianaSystem, que mistura axé, reggae e rap com música eletrônica. A Orquestra Afrosinfônica trará sua fusão de instrumentos africanos com a sofisticação das orquestras sinfônicas, enquanto Beto Jamaica, do grupo É O Tchan!, e Aloísio Menezes, líder do Bloco Cortejo Afro há 26 anos, completam a noite ao lado das talentosas Matilde Charles e Amanda Maria.

Toda a renda arrecadada no evento “Ilê Aiyê – 50 anos” será destinada à manutenção dos projetos sociais e culturais da Associação Cultural Bloco Ilê Aiyê, fortalecendo o impacto positivo do Ilê na comunidade.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.