Harildo Déda: A história de um mestre do teatro baiano em livro!

Funceb lança nova edição de “Harildo Déda: A Matéria dos Sonhos”, com recital poético e homenagem ao renomado ator e diretor.

Preparem-se para celebrar a história de um dos maiores nomes do teatro baiano! A Funceb lança a nova edição do livro “Harildo Déda: A Matéria dos Sonhos”, uma homenagem ao renomado ator, professor e diretor teatral Harildo Déda.

O lançamento acontece no dia 31 de março, às 19h, no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador, e integra as comemorações pelo Mês do Teatro. O evento contará com um recital poético conduzido por atores e atrizes do Clube da Cena, que trabalharam com Harildo.

A obra literária faz parte do projeto “Mestras e Mestres da Cena”, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

“Um grande Mestre das Artes Cênicas da Bahia, Harildo Déda merece todas as homenagens e sua contribuição para nossa cultura, agora completamente atualizada, merece estar nas mãos de artistas e escolas de artes cênicas da Bahia, e do país, secretarias de cultura e de educação de estados e municípios, bibliotecas, grupos de teatro nos territórios e em comunidades ainda distantes de ações formativas em artes”, declara Sara Prado, diretora geral da Funceb.

O livro “Harildo Déda: A Matéria dos Sonhos – Edição Ampliada” chega ao público com uma versão revisada, mais detalhada e ampliada, abrangendo o período de 2011 a 2023, que não foi incluído na primeira edição, publicada em 2011. A obra traz uma análise da produção artística, pedagógica e da contribuição de Harildo ao teatro, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

“Ele recusa essa ideia de que ele tem um método. Ele não fica prisioneiro do método. Na verdade, tem uma base, uma base em Stanislavski, mas que dialoga com o teatro popular, o teatro de cordel, que é da história dele, dialoga com o modo de interpretar Shakespeare. Mas eu diria que, o que caracteriza o método de Harildo, é o foco no trabalho do ator. Em detectar o que aquele ator específico precisa, uma ênfase na subjetividade, ou seja, para cada ator ele tem um modo diferente de condução”, define Luiz Marfuz, responsável por revisitar e atualizar a metodologia criada por Déda.

A primeira parte do livro, escrita pelo doutor em Artes Cênicas Raimundo Matos de Leão, cobre a biografia de Harildo até 2010. Já a segunda parte, escrita pelo jornalista e escritor Marcos Uzel, cobre o período de 2011 a 2023, quando Déda continuou sua atividade como diretor, ator e pedagogo. Por fim, a parte três, escrita pelo dramaturgo Luiz Marfuz, revisita e atualiza a metodologia do mestre, abordando os procedimentos artísticos que ele desenvolveu ao longo de sua carreira.

Não percam essa oportunidade de conhecer a história de um dos maiores nomes do teatro baiano!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.