Feciba 2024: Curtas-Metragens que Celebram a Diversidade do Cinema Baiano

Um Mergulho no Melhor do Audiovisual da Bahia em Ilhéus

A 8ª edição do Festival de Cinema Baiano (Feciba) está de volta, prometendo muita diversidade e potência no cinema da Bahia! Com início nesta quinta-feira e se estendendo até 20 de novembro, em Ilhéus, o festival traz uma mostra competitiva de curtas-metragens que refletem as várias camadas da realidade baiana, indo do urbano ao rural e do tradicional ao contemporâneo. A seleção deste ano traz o que há de mais expressivo no cinema local, com 194 filmes inscritos e uma programação que evidencia a força e a vivacidade da produção baiana.

Segundo o diretor do festival, Edson Bastos, os 14 filmes selecionados para a mostra competitiva e os mais de 36 curtas que integram outras categorias são um recorte potente do cinema baiano. O Feciba traz mostras temáticas como a “Mostra Identidades”, “Mostra Atualidades”, “Mostra A Bahia Dentro” e “Mostra A Bahia Fora”, tudo isso para destacar a pluralidade do audiovisual no estado. “O cinema baiano está cheio de energia, ideias e projetos que vêm de todos os cantos da Bahia”, reforça Bastos, ressaltando a importância de mais espaços de exibição para ampliar o acesso do público a esses conteúdos.

Com curadoria de Leco França, Cláudio Lírio e Naira Evne, a mostra competitiva conta com obras de diretores locais, alguns já exibidos em outros festivais, mas inéditos em Ilhéus. A curadoria busca não só a qualidade técnica, mas também a diversidade em termos de território e gênero, para representar o melhor e o mais atual da cinematografia baiana.

Programação Híbrida e Gratuita para Alcançar o Estado Todo

A programação do Feciba 2024 é híbrida, com exibições presenciais no Teatro Municipal de Ilhéus e atividades formativas online, permitindo que o evento alcance mais pessoas em toda a Bahia. O festival inclui oficinas e debates online, que acontecem de quinta-feira a sábado, e as exibições presenciais dos filmes, de 17 a 20 de novembro.

Inspirado pelo tema “A Esperança é uma Flecha de Fogo”, trecho da música “Gritos de Guerra”, de Bell Marques e Vadim Marques, o Feciba 2024 abre espaço para importantes discussões sobre descentralização, identidade e profissionalização no audiovisual baiano, acessível a todos gratuitamente no site oficial: www.feciba.com.br.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.