Exposição “Até Quando?” de Genilson Coutinho Chega a Jequié!

A mostra fotográfica “Até Quando?” estará em cartaz no Museu Histórico de Jequié, de 15 de agosto a 28 de setembro, trazendo histórias de resistência e memória na luta contra a LGBTfobia!

O fotógrafo baiano Genilson Coutinho promove a exposição “Até Quando?“, uma mostra poderosa que fica em cartaz entre os dias 15 de agosto e 28 de setembro, no Museu Histórico de Jequié, no interior da Bahia. Com curadoria do professor Leandro Colling, a exposição reúne histórias de pessoas que perderam a vida para a LGBTfobia, revelando o impacto da violência e das dores causadas por essas perdas.

A exposição traz à tona um dos primeiros casos de homofobia registrados no Brasil: a execução do indígena Tibira do Maranhão, em 1614, por ser homossexual. Sua história, resgatada por Luíz Mott, é um dos destaques da mostra e nos faz olhar para uma realidade que, infelizmente, persiste há séculos em nosso país.

“‘Até Quando?’ é um grito de alerta para a LGBTfobia“, afirma Genilson Coutinho. “Levar essa exposição a Jequié é fundamental para fortalecer a luta em prol da comunidade LGBTQIAPN+ no combate às violências… A arte aqui não é só estética — é denúncia, é resistência e é sonho de um futuro mais justo para todos”, completa o artista.

A mostra também traz referências a crimes mais recentes e que chocaram a capital baiana, como as mortes de Itamar Ferreira, Andressa Larmac e Teu Nascimento. Além desses casos em Salvador, a exposição retrata o assassinato do jovem ativista Alex Fraga, em Lauro de Freitas.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Jequié, Domingos Ailton, a exposição é um marco relevante para a cultura e para os direitos humanos no município. A arte tem o poder de transformar, e essa mostra é um alerta contra o preconceito e a violência que ainda persistem no Brasil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.