Estudante de Salvador Cria Revestimento para Casas com Resíduos Marinhos!

O jovem Guilherme de Jesus, aluno do Colégio Central da Bahia, criou um projeto inovador que usa resíduos marinhos, como conchas, lambretas e cascas de caranguejo, para produzir um revestimento para casas. O projeto, orientado pelas professoras Fernanda Pereira e Valéria Danielly Bezerra, é uma resposta criativa para o descarte irregular desses materiais em áreas litorâneas.
A inspiração para o projeto veio da Mouraria, o bairro onde Guilherme mora, que é conhecido pela culinária à base de frutos do mar. O jovem cientista notou o descarte inadequado desses resíduos e pensou em como eles poderiam melhorar a estrutura e a estética das casas, principalmente nas periferias.
Os testes iniciais com as placas já mostram um resultado super positivo em resistência e absorção de água, provando que é possível unir a sustentabilidade com a inovação! “Estamos conseguindo reaproveitar resíduos orgânicos que seriam descartados, e isso torna o projeto ainda mais relevante para a realidade local”, afirmou Guilherme.
O projeto faz parte do Clube de Ciências Orbitz, com o apoio da Secretaria da Educação da Bahia (SEC) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).