“Doutor Araguaia”: Um Legado de Luta e Resistência em Exibição em Salvador!

Documentário sobre a vida do médico guerrilheiro João Carlos Haas Sobrinho será exibido no Cine Clube Glauber Rocha, com entrada franca.

No próximo dia 14 de abril, às 18h, o Cine Clube Glauber Rocha será palco da exibição do impactante documentário “Doutor Araguaia”. A sessão, promovida pelo Grupo Tortura Nunca Mais – Bahia e pela Fundação Maurício Grabois – Bahia, é um convite para mergulharmos na história da luta pela democracia e nos horrores da ditadura militar no Brasil.

O filme nos apresenta a trajetória de João Carlos Haas Sobrinho, um jovem médico gaúcho que, movido por um profundo compromisso com a justiça social, uniu-se ao PCdoB e às Forças Guerrilheiras do Araguaia. Como profissional de saúde, ele dedicou sua vida ao atendimento de camponeses nas regiões de Porto Franco (MA) e Xambioá (TO), tornando-se uma figura admirada e respeitada pela população local.

Infelizmente, sua luta por um Brasil mais justo o tornou alvo da perseguição do regime militar, culminando em seu assassinato pelo Exército em setembro de 1972. Uma dor que persiste até hoje é o fato de seus restos mortais nunca terem sido entregues à sua família.

Dirigido por Edson Cabral e com roteiro emocionante de Sônia Haas, irmã de João Carlos, o documentário é uma produção independente da TG Economia Criativa. Com gravações em diversos estados do país e depoimentos de ex-guerrilheiros, camponeses, amigos e estudiosos, o filme costura, em 90 minutos de narrativa intensa, o legado de um homem que dedicou sua vida à causa do povo. A trilha sonora conta com cinco músicas inéditas e o documentário reúne cerca de 50 entrevistas tocantes.

“Fomos aos lugares onde ele morou, falamos com as pessoas que foram pacientes dele, tivemos muitos encontros interessantes que simbolizaram reencontrar o João Carlos”, compartilha Sônia Haas, emocionada.

Não percam essa oportunidade de conhecer a história de um herói da resistência e refletir sobre um período sombrio da nossa história. A entrada para a exibição é franca.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.