Dezembro Cultural: Boca de Brasa Agita Salvador com Programação Gratuita
Arte e Cultura nas Periferias de Salvador
O Boca de Brasa, programa da Fundação Gregório de Mattos (FGM), chega com força total em dezembro, trazendo ações culturais gratuitas e abertas ao público. As iniciativas “Temporada Acelera Boca de Brasa” e “Boca de Brasa Apresenta” destacam os talentos das periferias, promovendo a economia criativa e fortalecendo a cultura local.
Programação que Transborda Arte e Inclusão
De 3 a 15 de dezembro, a “Temporada Acelera Boca de Brasa” toma conta de diversos espaços de Salvador com 56 sessões gratuitas de teatro, dança, música, literatura, audiovisual e artes visuais. Coordenado pela Associação Conexões Criativas, o evento acelera carreiras de 15 artistas e grupos locais, com mentorias, capacitação e apoio financeiro.
Entre os destaques estão:
- Espetáculo “O Trauma Show” no Teatro Gamboa (5/12, às 19h), que reflete sobre a autenticidade no mundo contemporâneo.
- Exposição “Teu Cabelo, Memória” na Casa do Benin (abertura em 5/12, às 18h30), celebrando a ancestralidade e identidade afro, disponível até 14/12.
- Balé Jovem de Salvador apresenta “Areia 3000”, abordando questões ambientais e futuras.
- A peça “A Coisa Vai Ficar Preta”, da Cia de Teatro JÁÉ, no Subúrbio 360.
- Stand-up Clube DazMinina no Teatro Gregório de Mattos.
Transformando a Cena Cultural de Salvador
Além de eventos artísticos, o Boca de Brasa busca integrar arte e inclusão social. “Essa programação é uma prova do potencial transformador da arte na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca Fernando Guerreiro, presidente da FGM.
Os eventos estão espalhados por bairros como Cajazeiras, Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Valéria e Cidade Baixa, trazendo a arte ainda mais perto da comunidade.