“Cristais de Sangue” Retorna à Tela: O Inédito Filme de Luna Alkalay Ganha Sessão Especial em Salvador
O filme, dirigido pela ítalo-brasileira Luna Alkalay, será exibido nesta quarta-feira, 24 de julho, às 19h, no Cine Glauber Rocha em Salvador.
O Retorno de um Clássico Perdido
Por muito tempo, o filme “Diamante Bruto” (1977), de Orlando Senna, foi conhecido como o mais antigo da Chapada Diamantina. No entanto, “Cristais de Sangue”, rodado três anos antes e considerado perdido, foi encontrado em 2021 e 2022, com materiais recuperados na Cinemateca Brasileira e no Instituto Moreira Salles. Graças ao trabalho do pesquisador Felipe Abramovictz, o filme passou por uma meticulosa restauração, resultando em uma cópia digital de alta qualidade.
Memórias da Produção
Luna Alkalay expressou sua felicidade pela recuperação das cores originais do filme, que antes estavam distorcidas. “A fotografia é maravilhosa, capturada durante o inverno nas montanhas de Mucugê e um pouco em Lençóis”, revelou Luna em entrevista. O filme conta com a direção de fotografia de Aloysio Raulino, renomado fotógrafo e cineasta brasileiro, que também colaborou no roteiro com Caetano Lagastra e a própria Luna.
Bastidores Inusitados
Luna compartilhou memórias encantadoras das filmagens, onde uma equipe de 14 pessoas se integrou rapidamente à vida local. “Hospedados na única pensão da cidade, nós, com nossos figurinos e equipamentos, chamávamos a atenção e interagíamos com todos. A comunidade local foi incrivelmente acolhedora, até oferecendo suas casas como locações”, contou a diretora.
O filme, predominantemente filmado em externas devido à falta de equipamentos de iluminação, aproveitou a luz natural deslumbrante da região.