Cine Kurumin: Festival de Cinema Indígena Chega a Salvador com Programação Gratuita
Mostra de cinema indígena exibe 70 filmes e promove lançamento de livro sobre diversidade
A nona edição do Cine Kurumin está prestes a começar em Salvador, trazendo ao público uma seleção de 70 produções indígenas de diversas regiões do Brasil. Com entrada gratuita, o festival acontece no Cineteatro 2 de Julho, na sede do Irdeb, e promete ser uma verdadeira imersão na cultura e na produção audiovisual dos povos originários.
Além da Mostra Competitiva, o evento também conta com as Mostras Especiais. Entre elas, destaque para “Minérios são Lascas de Céu”, com a presença do cineasta Yanomami Morzaniel Iramari, e “Awé – Olhares do Nordeste Indígena”, apresentada pelos curadores Ziel Karapotó e Bia Pankararu. Outro ponto alto é a mostra “Katahirine – Constelação Audiovisual das Mulheres Indígenas”, que será acompanhada por um workshop de Artes Indígenas, conduzido pela curadora Olinda Muniz.
O festival acontece de 17 a 20 de outubro, e toda a programação pode ser conferida no site oficial: cinekurumin.com.br.
Ainda no clima de celebração à cultura indígena, será lançado o livro digital “11.645 Indígenas e Diversidade para a Paz”, hoje, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. O projeto visa ampliar a discussão sobre a inclusão e a diversidade, elementos centrais para a promoção da paz.