Centro Histórico de Salvador de Cara Nova! FGM e Palácio Arquiepiscopal Passam por Reformas!

A Prefeitura de Salvador está dando um trato em dois imóveis super importantes do Centro Histórico: a sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), na Barroquinha, e o Palácio Arquiepiscopal, na Praça da Sé! É mais cuidado com a nossa história e cultura!

A sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), lá na Barroquinha, e o imponente Palácio Arquiepiscopal, na Praça da Sé, estão recebendo melhorias significativas em suas estruturas. Essas intervenções estão sendo realizadas pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Manutenção (Seman), e incluem desde reparos estruturais até reforço na acessibilidade e uma repaginada estética nas edificações. É a nossa memória sendo valorizada!

Da FGM ao Palácio: Cuidado com a Memória e Identidade de Salvador!

Na sede da FGM, que antigamente abrigava o famoso Hotel Castro Alves, o trabalho foi intenso! As ações envolveram a revisão completa da cobertura, reforço nas estruturas de madeira (para garantir que tudo fique firme e forte!), verificação das instalações pluviais, impermeabilização e a substituição de forros que estavam danificados. O investimento foi de R$70 mil, e as obras já estão na reta final, prontinhas para a gente voltar a aproveitar esse espaço!

“É um prédio que representa um marco na história da cidade. Além de receber shows e eventos culturais, é um importante espaço para oficinas e ações voltadas à população. Por isso, merece todo o nosso cuidado”, destaca Lázaro Jezler, titular da Seman. E a gente concorda plenamente!

Já o Palácio Arquiepiscopal, que é uma verdadeira joia da arquitetura colonial e fica ali na Praça da Sé, está passando por um processo minucioso de restauro. A gente pode esperar uma nova pintura, recuperação da fachada, reforço estrutural, renovação elétrica e até a modernização dos sanitários. A previsão é que essa obra linda seja concluída em dezembro deste ano. Mal podemos esperar para ver o resultado!

Segundo Jezler, essas iniciativas fazem parte de uma política contínua de manutenção preventiva e valorização do patrimônio histórico da nossa cidade. “Temos um compromisso com a preservação dos nossos prédios públicos e sítios históricos. Esse cuidado é fundamental para manter viva a memória e a identidade de Salvador”, afirma. Que maravilha ter esse olhar atento para o que nos define!

Além desses dois imóveis, a Seman concluiu recentemente melhorias em outras seis edificações públicas da capital baiana. Entre elas, estão o Abrigo Dom Pedro II (Garcia), a sede da Semdec (Comércio), Transalvador (Vale dos Barris), Fundação Mário Leal Ferreira – FMLF (Comércio) e o Conselho Tutelar da Pituba. Tudo isso é feito com o apoio da Defesa Civil de Salvador, que atua em vistorias técnicas antes do início das intervenções. É um trabalho em equipe para cuidar da nossa cidade!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.