Câmara de Salvador: Do incêndio ao museu, um novo capítulo na história do Paço Municipal!

Restauração do prédio histórico terá início na próxima semana e dará lugar a um museu legislativo, preservando a memória da cidade.

A Câmara Municipal de Salvador vai passar por uma transformação! Após o incêndio que atingiu o telhado do prédio no último mês, a restauração do espaço terá início na próxima semana, e o local se transformará em um museu legislativo.

A informação foi divulgada pela Câmara nesta terça-feira (18), e o presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), garantiu que a preservação do prédio histórico é prioridade. “Meu foco é a sua preservação. A ideia é transformar o local no Museu Legislativo e, assim, os moradores de Salvador e turistas continuarão tendo conhecimento da importância das ações que, ao longo da história, já foram realizadas no Paço”, disse Muniz.

A obra de restauração será realizada pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), que foi designada pela Prefeitura de Salvador. Segundo a presidente da entidade, Tânia Scolfield, o projeto de instalação do museu definirá o que poderá continuar funcionando no prédio e o que mudará.

“A gente tem uma obra emergencial, que é a proteção do telhado, que teve o maior dano. Vamos fazer o restauro provisório do telhado, sobretudo por segurança, já que estamos entrando num período de chuvas, enquanto é elaborado o projeto maior do Paço”, explicou Scolfield.

O Paço da Câmara Municipal, que abriga a primeira Casa Legislativa entre as capitais do Brasil, é um dos mais importantes exemplares da arquitetura civil colonial brasileira. A estrutura atual data de 1660, e a Câmara Municipal de Salvador foi implantada juntamente com a cidade, em 1549, tornando-se uma das mais importantes câmaras do Império Colonial Português nas Américas.

Com a criação do museu legislativo, a Câmara Municipal de Salvador busca preservar a memória da cidade e continuar sendo um espaço de interlocução entre o cidadão e o poder público.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.