Associação Odoyá France celebra o Ano do Brasil na França com mais de 150 artistas e destaque às expressões afro-brasileiras

Apresentações acontecem nos dias 06 e 07/09 em Montrouge, na França; entre as atrações, o anfitrião Tom da Bahia recebe o forrozeiro Del Feliz
Durante a temporada do Ano do Brasil na França, a cidade de Montrouge, a apenas 6 Km do centro da capital francesa, receberá uma série de atividades artísticas e culturais para fortalecer os laços entre os países de diferentes continentes, mas que mantêm boa relação econômica e política. Organizado pela Associação Odoyá France, um Festival com música, expressões artísticas diversas e especialmente afro-brasileiras será promovido em solo francês entre os dias 06 e 07 de setembro. A programação será aberta para o público.
Estão previstos mais de 150 artistas, entre cantores, bandas, DJs, além de grupos de capoeira, batucada e dança afro, que vão festejar o retorno do evento diplomático após 20 anos.
Entre os nomes confirmados está o cantor e fundador da Odoyá France, Tom da Bahia, que além de um repertório recheado de clássicos da sua terra natal, conta com a participação especial de Del Feliz. O forrozeiro baiano vai estender a sua estadia na França para apresentação no Festival Internacional do Forró de Raiz, na cidade de Lille, no dia 11/09. O evento vai até o dia 14 e terá grandes nomes do gênero musical nordestino como Elba Ramalho, Santanna e Mestrinho.
Considerado atualmente como um dos maiores expoentes culturais brasileiro na Europa, Tom celebrou a oportunidade. “O dia 07 de setembro é uma data importante para nós, brasileiros, pela independência do nosso país, e vai coincidir com o Ano do Brasil na França e com o aniversário da Comuna de Montrouge. É um sentimento de muita felicidade e muita honra realizar um evento como esse, que vai levar a representação genuína da nossa cultura para o público europeu, e ainda com a presença ilustre de Del Feliz, um artista que volta a sua obra para o fortalecimento desses valores“, disse.
O Ano do Brasil na França tem o objetivo de fortalecer os laços históricos e culturais preservados há 200 anos pelos países. Cerca de 50 cidades francesas recebem entre maio e dezembro uma programação que inclui música, artes visuais, cinema e gastronomia. Em Montrouge, a expectativa é de que compareçam 30 mil pessoas durante a festividade.