Adeus, J. Borges: O Mestre da Xilogravura que Marcou a Cultura Brasileira
Um dos maiores expoentes da arte popular brasileira nos deixou
Com profunda tristeza, despedimos de J. Borges, um dos maiores mestres da xilogravura brasileira. O artista, que faleceu nesta sexta-feira (26) aos 88 anos em sua cidade natal, Bezerros (PE), deixa um legado inestimável para a cultura do nosso país.
Um legado que transcende fronteiras
As obras de J. Borges retratam o cotidiano, o folclore e as lendas do povo brasileiro com uma sensibilidade única. Seus trabalhos foram expostos em diversos países, como França, Estados Unidos e Alemanha, e ilustraram livros de renomados autores como José Saramago e Eduardo Galeano.
Um patrimônio cultural
Em Bezerros, sua cidade natal, funciona o Memorial J. Borges, um espaço dedicado a preservar a memória e o trabalho do artista. O legado de J. Borges é tão importante que seu trabalho foi reconhecido como Patrimônio Vivo Imaterial de Pernambuco e ele recebeu a Ordem do Mérito Cultural do Brasil.
A morte de J. Borges é uma grande perda para a cultura brasileira. Artistas, intelectuais e admiradores de seu trabalho lamentam a partida desse grande mestre. Sua obra continuará inspirando gerações e mantendo viva a tradição da xilogravura brasileira.