A Bahia e o Pará estão prestes a ter suas próprias fábricas de chocolate transformadas em verdadeiras experiências culturais.

O Brasil está prestes a ganhar mais dois museus dedicados ao nosso doce favorito. Os empresários Marco Lessa e Pedro Araújo estão trabalhando para transformar as cidades de Ilhéus e Altamira em verdadeiros paraísos para os amantes de chocolate.

A ideia é criar espaços inspirados no The Chocolate Story, em Portugal, onde os visitantes podem fazer uma verdadeira imersão no mundo do chocolate, desde a origem da fava de cacau até o produto final. Além de aprender sobre a história e a produção do chocolate, os visitantes poderão visitar uma fábrica de verdade e degustar diversas variedades do doce.

“Foram reuniões muito proveitosas no Pará e na Bahia. São os estados que mais produzem cacau no Brasil e tiveram recentemente duas edições grandiosas do Chocolat Festival que levaram mais de 220 mil pessoas. As conversas avançaram muito e estamos mais próximos de conseguir fechar esse negócio que vai fazer expandir ainda mais o turismo de Altamira e Ilhéus”, disse Marco Lessa.

Pedro Araújo, fundador do Museu do Chocolate em Portugal, explica que os museus do chocolate são muito mais do que apenas um espaço para exposição. “O turismo cultural é o principal motivo de viagens turísticas e, os museus são a principal ferramenta dentro do turismo cultural. Além do mais, os museus agregam em si uma panóplia de serviços complementares que enriquecem a região/país; são um catalisador económico, um catalisador cultural e social e um promotor de produtos endógenos; e o turismo e os turistas a melhor forma de exportar e promover toda uma cultura”, afirma.

Com essa iniciativa, Ilhéus e Altamira não só vão fortalecer seu turismo cultural, como também vão valorizar ainda mais a produção de cacau nas regiões. Imagina poder visitar um museu do chocolate, aprender tudo sobre a história desse alimento delicioso e ainda saborear diversas variedades? É de dar água na boca!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.