Natureza em Arte: Exposição de Alzira Fonseca em Salvador
Foto: Marco Peixoto
“Alvoroço dos Encontros Mínimos” no Ativa Atelier Livre
Se você adora arte e natureza, precisa conferir a exposição “Alvoroço dos Encontros Mínimos” da artista Alzira Fonseca, que acontece de 03 a 31 de agosto no Ativa Atelier Livre, no Rio Vermelho, Salvador. A mostra explora a relação entre os elementos naturais, refletindo as percepções da artista sobre a convivência entre a grande metrópole e a natureza da Chapada Diamantina.
Conexão com a Natureza
Alzira Fonseca frequentemente viaja entre Salvador e a Chapada Diamantina, e essa dinâmica é refletida em suas peças de cerâmica, tecido e papel. Formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia em 2022, Alzira traz uma perspectiva única ao transformar o barro em arte. Antes de se dedicar à arte, ela se formou em engenharia civil em 1986.
“Suas obras emergem de um processo artístico meditativo, conectando intimamente a natureza e o ser. As escolhas artísticas de Alzira não são apenas estéticas, mas também éticas – cada ação e decisão sua contribui para a criação de uma narrativa pessoal coerente com práticas de ateliê que encontram ecos em sua vida e vice-versa,” destaca João Gravador, curador da exposição.
Para Alzira, “experimentar a vida de corpo inteiro com a natureza atende à demanda urgente de florestar-me. As paixões que brotam a partir dessa escolha me revelam o poder dos afetos como ferramenta de resistência às densidades do sistema opressor capitalista patriarcal.”