FECIBA: Festival de Cinema Baiano Agita Ilhéus com Produções e Debates
Cultura em foco: mais de 50 filmes e programação gratuita em destaque
O Festival de Cinema Baiano (FECIBA) está de volta a Ilhéus, trazendo uma programação que celebra as produções audiovisuais da Bahia. Nesta 8ª edição, que acontece de 14 a 22 de novembro, o evento reúne filmes, oficinas e debates com foco em temas essenciais para o mercado audiovisual e a sociedade. O melhor? Toda a programação é gratuita!
Com o tema “A esperança é uma flecha de fogo”, o festival começa com oficinas on-line de quinta a sábado, abordando temas como Gestão Audiovisual, Direção de Cinema e Acessibilidade, ministradas por profissionais renomados. Já à tarde, os debates no YouTube do FECIBA discutem pautas como igualdade territorial e planejamento artístico com segurança previdenciária, sempre com interpretação em Libras.
Mais de 50 filmes para maratonar
As exibições começam no domingo (17), às 13h30, no Teatro Municipal de Ilhéus, com destaque para o filme “Saudade fez morada aqui dentro”, de Haroldo Borges, pré-selecionado ao Oscar. Durante o festival, mais de 50 produções serão exibidas nas categorias Infantojuvenil, Identidades, Atualidades, Bahia Adentro e Acessibilidade, além da Mostra Competitiva de Curtas, que premiará os melhores filmes em diversas categorias.
Para Edson Bastos, produtor executivo do evento, trazer o FECIBA de volta a Ilhéus é um resgate essencial. “O festival é uma vitrine para as produções baianas e fortalece o interior como protagonista no cenário audiovisual, conectando o público a um cinema plural e autêntico.”
Prêmios e parcerias que incentivam talentos
Além do troféu exclusivo criado pelo artista plástico Goca Moreno, o vencedor da Mostra Competitiva de Curtas terá acesso ao curso “Roteiro: do começo ao fim, passando pelo meio”, de Jorge Furtado, oferecido pelo Projeto Paradiso. A Iglu Loc também vai premiar o melhor curta com R$ 3 mil em aluguel de equipamentos.