Bahia na NASA: Estudantes baianos rumo à competição espacial nos EUA!

Onze jovens talentos da Bahia vão representar o Nordeste em desafio de engenharia da NASA, com projeto inovador de rover espacial.
Onze estudantes baianos estão prestes a embarcar em uma aventura espacial, rumo à competição da NASA! Isso mesmo, vocês não leram errado! Nossos jovens gênios vão representar a Bahia e o Nordeste no Nasa Human Exploration Rover Challenge (HERC), um dos maiores desafios de engenharia da Agência Espacial Americana.
Nove desses estudantes são alunos dos cursos técnicos em Mecatrônica e Eletromecânica do Cetep da Região Metropolitana de Salvador, em Camaçari, e os outros dois de escolas particulares. Eles vão competir com equipes de todo o mundo, projetando, construindo e operando veículos de exploração espacial (rovers) para enfrentar terrenos complexos, como os da Lua e de Marte.
A viagem está prevista para esta sexta-feira (4), e a competição acontecerá no Centro Espacial e de Foguetes, em Huntsville, no Alabama, Estados Unidos.
A equipe da rede estadual de ensino é formada por Ana Luiza Santana, Dara Santos, Débora Lima, Felipe Silva, Gabriel da Cunha, Gustavo Santos, Leandro Moraes, Lyriel Santana e Murilo Bastos. Gabriel, 17 anos, do curso técnico em Mecatrônica, já está super animado para a competição: “Ter uma experiência como esta, fora do Brasil, é algo incrível e eu estou muito ansioso para vivenciar. Este projeto será um divisor de águas para todos os indivíduos inseridos nele”.
O projeto, proposto pela educadora social Aliane Grei e executado pela União das Organizações Sociais e Culturais de Camaçari (UOSCC), com a colaboração do Cetep, passou por duas seleções prévias da NASA, que reconheceu a capacidade técnica dos estudantes baianos.
“Esta é uma oportunidade fantástica para os nossos alunos, mostrando que em nossas escolas técnicas estaduais da Bahia saem projetos e profissionais capacitados para diversas esferas do saber”, salientou o professor do Cetep, Michell Thompson.
Esta é a primeira vez que uma equipe da Região Nordeste é selecionada para a competição, e os estudantes competirão na modalidade Remote Controlled (RC), utilizando um veículo projetado por eles. Após a competição, eles participarão de uma imersão acadêmica na Universidade de Maryland, onde terão contato com laboratórios de Tecnologia, Engenharia e Sustentabilidade.
Vamos torcer por esses jovens talentos que estão levando o nome da Bahia e do Nordeste para o espaço!