“Arquétipo Lolita”: jornalista baiano investiga as relações de poder e consumo sobre a mulher

De Deivide Sacramento, obra será lançada oficialmente no dia 21/10, em Foz do Iguaçu 

O jornalista, pesquisador e escritor baiano Deivide Sacramento retorna às prateleiras das livrarias com o título “Arquétipo Lolita”, segunda obra do autor que será lançada no dia 21 de outubro em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde atualmente reside. Na ocasião, o escritor fará uma palestra sobre o tema central do livro, a objetificação da mulher na indústria cultural. 

Com selo da editora Appris, Arquétipo Lolita analisa os padrões sociais, capitais e midiáticos que constroem a figura “menina-mulher” e como esse estereótipo engendram as estruturas de poder, controle e violência sobre os corpos femininos.

No livro, o autor resgata a trajetória pessoal e artística da cantora e compositora norte-americana Britney Spears, considerada ícone da música Pop, mas que teve a sua carreira marcada pela exposição e hipersexualização desde a sua infância. 

Mais do que um estudo sobre uma artista, Arquétipo Lolita convida à reflexão crítica sobre os estereótipos de gênero e a manipulação da imagem da mulher, questionando o lugar que ela ocupa na sociedade contemporânea”. 

No livro, o autor se apoia em teses e pensamentos de grandes referências em estudos sobre gênero e feminismo como Simone de Beauvior e Pierre Bordieu. Para ele, a imprensa é uma das esferas responsáveis na missão de romper essa lógica e criar um mundo mais igualitário. 

É fundamental que jornalistas, publicitários, relações-públicas e até influenciadores reflitam sobre o Arquétipo Lolita, porque ele continua moldando a forma como a sociedade enxerga as mulheres. A comunicação tem o poder de transformar mentalidades, mas também de reforçar estereótipos. Quando a gente entende como esses discursos são construídos, conseguimos produzir conteúdos mais éticos, responsáveis e também libertadores”, concluiu.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.