O Nosso Samba Junino Vira Quebra-Cabeça! Conheça o Projeto Que Conecta Crianças com a Nossa Cultura!

A historiadora e pedagoga Magnair Barbosa criou o kit paradidático “Juntaê – no ritmo do Samba Junino“, um projeto que celebra o samba junino e o nosso patrimônio cultural. O material será distribuído gratuitamente em escolas municipais e bibliotecas de Salvador, levando a nossa história para as novas gerações.
O kit é um quebra-cabeça de 48 peças que representa um festival de samba junino na Praça dos Artistas, no Engenho Velho de Brotas, um local super importante para a história do movimento. Na ilustração, é possível identificar elementos marcantes da nossa cena cultural, como a casa da família Bafafé, que é uma referência no samba junino.
Voltado para a criançada a partir dos 6 anos, o jogo apresenta o tema de forma acessível e pedagógica. E o melhor de tudo: o projeto é super inclusivo! Foram produzidas versões em alto-relevo para garantir que crianças com deficiência visual possam ter a mesma experiência de aprendizado. Dentro da caixa, além das peças, tem um QR Code que leva a um vídeo animado do quebra-cabeça, com uma música linda do grupo Samba Leva Eu, que tem interpretação em Libras e legendas!
O projeto foi selecionado pelo Edital Samba Junino da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Segundo a idealizadora do projeto, Magnair Barbosa, o samba junino é um patrimônio vivo que envolve a transmissão de saberes, encontros intergeracionais e o sentimento de pertencimento.