Baianas do Acarajé Iniciam Processo para se Tornarem Patrimônio Imaterial da Cidade!

O ofício das baianas de acarajé iniciou oficialmente o processo para se tornar Patrimônio Imaterial de Salvador! Nesta quarta-feira (27), a Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam) recebe a notificação da Fundação Gregório de Mattos (FGM), durante a VI Jornada do Patrimônio Cultural, que acontece em espaços do nosso amado Centro Histórico.
A ação é um marco na história da nossa cultura! O processo de registro, previsto em lei, reforça o compromisso da Prefeitura em preservar este legado que é a cara de Salvador! A presidente da Abam, Rita Santos, destacou a importância deste reconhecimento para as baianas, para as filhas e netas que mantêm o ofício, e para a própria cidade.
Segundo Vagner Rocha, diretor de Patrimônio da FGM, mesmo antes da abertura do processo, a Prefeitura já vinha com ações de salvaguarda. A iniciativa agora reafirma o compromisso com a valorização e preservação do ofício das primeiras afroempreendedoras do Brasil.
Para celebrar o momento, a VI Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador tem como tema o “Centro Histórico de Salvador” e conta com uma programação super completa, com palestras, oficinas, vivências e atrações culturais em espaços como a Casa Vale do Dendê e o Muncab. As inscrições são gratuitas! A gente não pode perder, né?