Museu de Arte Contemporânea da Bahia recebe evento de encerramento da Residência Vila Sul do Goethe-Institut

Evento “Vila Sul cola no MAC” marca o encerramento do ciclo de artistas de quatro diferentes países em Salvador com performances, instalações e oficinas

Nos dias 22 e 23 de agosto, o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), no bairro da Graça, recebe o evento “Vila Sul cola no MAC”, que marca o encerramento do segundo ciclo da Residência Artística Vila Sul, realizada pelo Goethe-Institut Salvador-Bahia. A programação reúne performances, instalações e oficinas abertas ao público, resultado de meses de imersão de artistas estrangeiros em Salvador e no Recôncavo. 

Em 2025, a residência se debruça sobre o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade: reconhecendo limites”. Durante o período de imersão, os artistas exploraram diferentes territórios da Bahia, além de vivenciar a cena cultural da cidade e dialogar com artistas locais.

O processo resultou em obras que cruzam linguagens como escultura, som, vídeo, pintura e performance. Entre os destaques, estão a performance coletiva de argila conduzida por Koukou Makouvia (Togo/França); a instalação sonora “Plantas na Bahia”, da artista Miki Yui (Japão/Alemanha); a vídeo-instalação “Plantas selvagens para soberania alimentar e material”, de Karla Claudio (Porto Rico); e a obra-performance “Um bolo amargo”, de Jacqueline van der Geer (Holanda/Canadá).

No dia 22, serão oferecidos workshops, incluindo experimentações com pigmentos naturais e exercícios de escrita automática. Já no dia 23, o público poderá circular pelos espaços expositivos e jardins do MAC das 10h às 20h, conversando com os artistas e vivenciando as obras em diferentes formato.

Para Leonel Henckes, Diretor de Operações da Residência Vila Sul, o evento é a culminância de um processo de troca cultural e artística: “A cada ciclo, a Vila Sul reafirma seu papel como espaço de experimentação e encontro. O ‘cola no MAC’ é a oportunidade de o público baiano conhecer de perto os resultados de um processo intenso de criação e diálogo entre diferentes culturas.”

Leonel destaca ainda a relevância do eixo temático escolhido em 2025. “Ao refletirem sobre meio ambiente e sustentabilidade, os artistas residentes trazem questões urgentes e universais, mas a partir da experiência vivida em Salvador e no Recôncavo. O resultado é uma produção conectada ao território, mas com alcance global.”

O Vila Sul, criado pelo Goethe-Institut em Salvador em 2016, é uma das mais importantes residências artísticas do país. Ao longo de seus ciclos, já recebeu dezenas de artistas de diversas nacionalidades, promovendo intercâmbios que articulam pesquisa, experimentação e inserção no contexto cultural baiano.

Serviço

Evento: Vila Sul cola no MAC
Quando: 22 e 23 de agosto de 2025

  • 22/08 – Workshops (inscrição prévia até 21/08)
  • 23/08 – Mostra aberta ao público, das 10h às 20h
    Onde: Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-BA) – Rua da Graça, Salvador
    Entrada: Gratuita
    Realização: Goethe-Institut Salvador-Bahia, em parceria com o MAC-BA

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.