Curupira: Nosso Guardião da Floresta é o Mascote Oficial da COP 30 em Belém!

O Curupira, essa figura lendária da nossa cultura, foi anunciado como o mascote oficial da COP 30 em Belém! Ele chega para reforçar a importância da proteção à floresta e à nossa rica biodiversidade amazônica!
Para quem não conhece, o Curupira é uma figura lendária da nossa cultura brasileira, especialmente conhecido como o “guardião das florestas e dos animais”. Ele tem uma característica super peculiar: os pés voltados para trás, o que o ajuda a confundir caçadores e proteger a mata de qualquer invasor. Sua origem está nas tradições indígenas, principalmente da nossa região Norte do Brasil. É um símbolo perfeito para o que a COP 30 representa!
Símbolo da Biodiversidade e da Cultura Amazônica no Palco Global!
O Curupira será usado em todos os materiais institucionais e de divulgação da conferência, que, aliás, será presidida pelo nosso Brasil! Em uma carta para a comunidade internacional, o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP 30, destacou que as florestas serão um “tópico central” do encontro. E não é para menos, né? A gente sabe a importância vital da Floresta Amazônica para o equilíbrio do clima global!
A escolha do Curupira como mascote é um gesto super simbólico e poderoso, que ressalta a importância de valorizar os símbolos da nossa biodiversidade e da cultura amazônica. É a nossa rica mitologia se conectando com um dos temas mais urgentes do nosso tempo: o meio ambiente e a sustentabilidade.