JAM NO MAM POR MAIS DOIS ANOS!!

Nova temporada começa em 31 de maio em Salvador, com apresentações do Duo Aline Gonçalves e Rodrigo Picolé, e da banda Geleia Solar, mas prevê muitas atrações para o público até 2027.
A JAM no MAM inicia em maio um novo ciclo, com uma excelente notícia para a cultura brasileira: a Petrobras renovou seu patrocínio ao projeto por mais dois anos, garantindo a realização das jam sessions baianas entre maio de 2025 e maio de 2027. A parceria, firmada por meio do Programa Petrobras Cultural, fortalece a presença da estatal no apoio à música instrumental e reafirma seu compromisso com iniciativas que promovem a diversidade e a democratização do acesso à cultura no país.
Seguindo a bem-sucedida parceria de 2024, que viabilizou 15 apresentações entre março e dezembro do ano passado, a nova “Temporada JAM e Petrobras 2025” será inaugurada no sábado, 31 de maio, no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador. A noite de estreia terá uma abertura especial com o duo Aline Gonçalves e Rodrigo Picolé, que lança seu primeiro disco, “Queindá?”, em uma apresentação marcada por arranjos inéditos para “clássicos” da MPB e uma formação sonora instigante: flautas, clarinete e vibrafone. Às 19h, a banda Geleia Solar, anfitriã da JAM, sobe ao palco para dar início à primeira jam session deste novo ciclo, unindo jazz, música brasileira e improvisação em sua forma mais vibrante e espontânea.
A JAM no MAM é uma produção da Huol Criações, com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura. Com direção artística de Ivan Huol, o projeto é um dos marcos culturais de Salvador, combinando música de excelência, intercâmbio artístico e uma atmosfera única, entre o pôr do sol da Baía de Todos-os-Santos e a arquitetura histórica do Solar do Unhão. Com o apoio do IPAC e do Museu de Arte Moderna da Bahia, cada edição oferece uma experiência que mistura arte, natureza e cultura de forma absolutamente soteropolitana.
Além de suas tradicionais jam sessions, a “Temporada JAM e Petrobras 2025” prevê uma série de ações que dão continuidade a sua atuação sociocultural. Entre as iniciativas, destacam-se aulas-show da banda Geleia Solar em escolas públicas, a realização de duas edições mensais da JAM no MAM no Solar do Unhão no segundo semestre de 2025 e a continuidade das ações de mediação cultural e acessibilidade, com tradução em Libras, audiodescrição e parcerias com instituições que atuam com grupos em situação de vulnerabilidade social.
Com esta nova parceria firmada por meio do Programa Petrobras Cultural, a JAM no MAM seguirá promovendo encontros entre músicos de diferentes origens, estilos e gerações, com apresentações sempre inéditas, improvisadas e carregadas de energia. “Para nós, Cultura também é energia; uma energia poderosa que movimenta a sociedade através da criatividade e da inspiração”, comenta Milton Bittencourt, gerente de patrocínios culturais da Petrobras. Ele complementa: “O Programa Petrobras Cultural faz acontecer projetos que emocionam, ressaltam nossa brasilidade, nossa diversidade e movem a economia criativa de norte a sul do país”.
A cada sábado musical da JAM, o público pode esperar novas descobertas sonoras que dialogam com as tradições afro-brasileiras, o jazz contemporâneo e as linguagens da música instrumental baiana. As ações e atrações pensadas para as edições mensais da JAM serão divulgadas ao longo do ano, mas muitas novidades musicais estão sendo programadas para surpreender o público de baianos e turistas que mensalmente transformam a JAM no MAM numa referência para a agenda cultural de Salvador.
Os ingressos já estão disponíveis através da plataforma Ingresso Live: https://linkme.bio/jamnomam . Mais informações sobre a programação e as ações da “Temporada JAM e Petrobras 2025” podem ser acessadas em www.jamnomam.com.br, onde também é possível conferir a agenda completa da JAM no MAM em Salvador.