Nando Zâmbia reúne Zebrinha e Mabel Freitas no Espaço Cultural da Barroquinha

Evento aberto ao público acontece hoje, 07 de maio, e faz parte da programação do projeto Elegbapho – Território Afrocênico de Celebração Negra

O multiartista Nando Zâmbia receberá o bailarino e coreógrafo Zebrinha e a pós-doutora em Educação Mabel Freitas para uma entrevista pública sobre os avanços registrados para a comunidade negra durante a Década Internacional dos Afrodescendentes instituída pela Nações Unidas. A abertura contará com um pocket show do cantor e compositor alagoinhense Maurício Maumau, que mescla canções autorais e sucessos da música negra no Brasil. O evento faz parte da programação do projeto Elegbapho – Território Afrocênico de Celebração Negra, um espaço de investigação que busca pensar a existência negra a partir da celebração. O evento acontece hoje, dia 07 de maio (quarta-feira), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha, e a entrada é gratuita.

Conhecido pelo grande público por sua atuação como jurado do quadro “A Dança dos Famosos”, Zebrinha é reconhecido nas artes cênicas por sua trajetória dentro e fora do país. Ele lecionou na Alemanha, Paris e Bélgica; atuou com artistas como Tina Turner e Liza Minelli; coreografou novela e seriado da TV Globo; foi premiado pela coreografia do espetáculo “Bença”, do Bando de Teatro Olodum, dentre tantos outros espetáculos indicados e premiados. Já Mabel Freitas é reconhecida por sua trajetória acadêmica e tornou-se referência nacional em Educação Antirracista. Ela é pós-doutora em Educação (USP), doutora em Difusão do Conhecimento (Ufba), mestra em Políticas Sociais e Cidadania (UCSal), especialista em Ensino da Cultura Afro-brasileira (Unifacs).

“Zebrinha é um corpo em trânsito, um homem negro das artes que pertence ao mundo, enquanto Mabel é uma pesquisadora negra que acompanhou as transformações nas universidades brasileiras na última década, então vamos falar sobre o desafio de naturalizarmos a presença de pessoas negras neste lugar de referência e, sobretudo, o que queremos fazer quando chegamos a esse lugar”, afirma o ator e iluminador Nando Zâmbia, dando pistas dos caminhos pelos quais essa entrevista pública percorrerá. A entrevista faz parte do processo de pesquisa e criação da dramaturgia do novo espetáculo do artista, que deve estrear em 2026.

Lançado no dia 09 de abril, em Salvador, com a participação do ator Sulivã Bispo, da artista da dança Tânia Bispo e do diretor musical Jarbas Bittencourt, o projeto Elegbapho – Território Afrocênico de Celebração Negra tem o apoio do programa Rumos Itaú Cultural 2023 – 2024 e comemora os 25 anos de carreira do multiartista Nando Zâmbia.

ELEGBAPHO – TERRITÓRIO AFROCÊNICO DE CELEBRAÇÃO NEGRA

Nando Zâmbia convida Zebrinha e Mabel Freitas

Pocket show de Maurício Maumau

Quando: 07 de maio (quarta-feira) – 18h

Onde: Espaço Cultural da Barroquinha

Quanto: Gratuito

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.