Goya Lopes no MAM: Uma Espiral de Cores e Histórias Afro-Brasileiras!

MAM Bahia inaugura “Okòtò: Espiral da Evolução”, primeira individual da renomada artista e designer baiana.

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) recebe, nesta quarta-feira (9), a aguardadíssima exposição “Okòtò: Espiral da Evolução”, a primeira individual da talentosíssima artista e designer baiana Goya Lopes.

Com mais de 50 anos de carreira e um repertório visual único, Goya é uma referência quando o assunto é estamparia com identidade afro-brasileira. Suas criações, repletas de cores vibrantes e formas que contam histórias, conquistaram o Brasil e o mundo, estampando roupas, objetos e ambientes.

Na exposição “Okòtò”, que significa a espiral da evolução em iorubá, o público terá a oportunidade de acompanhar a trajetória da artista, desde suas primeiras obras na Escola de Belas Artes da UFBA, passando por sua experiência na Itália, até sua consagração como ícone do design e da arte têxtil brasileira.

Serão apresentadas pinturas, gravuras e tecidos que marcam diferentes momentos da carreira de Goya, revelando a potência criativa da artista e o impacto de sua obra no nosso imaginário coletivo. Além das peças artísticas, a exposição mostrará a influência de Goya em espaços urbanos, com intervenções visuais que transformam fachadas e mobiliários.

E não para por aí! Além de 50 catálogos de retalhos, a exposição reunirá peças de vestuário, figurinos artísticos e destaques do acervo pessoal de Goya Lopes. A abertura da exposição contará com a presença da artista e promete ser um momento especial de celebração da sua rica trajetória artística. Imperdível!

Serviço:

  • Exposição: “Okòtò: Espiral da Evolução” – Goya Lopes
  • Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)
  • Abertura: 9 de abril de 2025, às 17h
  • Entrada: Gratuita

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.