Artefatos Indígenas Retornam ao Brasil: Repatriação de Peças do Museu do Índio e do Museu Nacional
Ótimas notícias para a cultura indígena! Após mais de 20 anos, 585 artefatos indígenas estão de volta ao Brasil. Esses itens, que incluem máscaras, cocares, mantos, adereços, instrumentos musicais e muito mais, foram recuperados da França e agora farão parte do acervo do Museu do Índio no Rio de Janeiro.
O Retorno dos Artefatos
O processo para trazer essas peças de volta ao Brasil começou em 2003, quando foram adquiridas por representantes do Museu de História Natural e Etnografia de Lille, na França, sem a devida autorização. Após anos de negociações e um inquérito civil público instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF), o retorno foi finalmente concretizado em 10 de julho de 2024.
Os artefatos agora passam por um período de quarentena para garantir que não haja contaminação e serão avaliados antes de serem exibidos ao público. Entre os itens devolvidos estão objetos raros das etnias Kayapó, Enawenê-Nawê e Araweté, todos protegidos por convenções internacionais que garantem a devolução de bens culturais.
Outros Artefatos Retornam ao Brasil
Além dos artefatos do Museu do Índio, o Museu Nacional também recebeu recentemente o Manto Tupinambá. Esse manto de penas vermelhas, que estava na Dinamarca desde o século 17, é uma peça importante da cultura indígena brasileira. Estudo revela que ainda há outros mantos semelhantes em museus europeus.
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil