“Porto de Origem”: História e Futuro do Porto de Salvador no Cinema
O Porto como Você Nunca Viu
O cineasta baiano-francês Bernard Attal lança “Porto de Origem”, um documentário que estreia nesta quinta-feira (5) e mergulha na história do Porto de Salvador, hoje quase uma cidade fantasma. O filme explora o passado glorioso do Comércio, bairro repleto de importância histórica e cultural, mas que atualmente luta contra o abandono.
Uma Jornada Entre Passado e Futuro
A inspiração para o filme veio de arquivos deixados pela avó de Bernard sobre antigos investimentos no porto. A produção revisita as marcas da escravidão, a ascensão do porto como centro comercial e o declínio que começou no século passado. O documentário também olha para frente, explorando iniciativas que buscam revitalizar a área e transformá-la em um espaço vibrante novamente.
Além de apresentar os desafios da preservação dos prédios históricos e da rica arquitetura do bairro, o filme reflete sobre o potencial do porto. Bernard ressalta a importância de revitalizar essa herança de cinco séculos, comparando com outros portos do mundo que souberam resgatar sua história e conquistar novos propósitos.