Festival Movaê: Cultura, Empreendedorismo e Resistência no Pelourinho
Novembro Negro ganha destaque com arte e economia criativa em Salvador
De 21 a 23 de novembro, o Pelourinho, coração da ancestralidade e resistência negra em Salvador, será palco do Festival Movaê – Empreendedorismo Negro, Inovação, Tecnologia e Economia Criativa. O evento, que faz parte da programação do Novembro Negro Bahia 2024, promete transformar as ruas e largos do Centro Histórico em um grande espaço de aprendizado, arte e celebração. E o melhor: a entrada é gratuita!
Programação diversa para todos os gostos
O Festival Movaê vai ocupar os largos Quincas Berro D’Água, Tereza Batista e Pedro Archanjo com atividades como oficinas, desfiles de moda, feiras, painéis e shows musicais.
Além disso, a programação cultural contará com cortejos pelas ruas do Pelourinho, teatro infantil, cinema, stand-up comedy e apresentações que incluem nomes como:
- Ganhadeiras de Itapuã com Nelson Rufino;
- Banda Didá;
- Cantora Márcia Short;
- Muzenza, Malê de Balê, Bule Bule, Lazzo Matumbi, Grupo Samba Alvorada e muito mais.
Mais do que um festival: um movimento
O Festival Movaê reflete a força da cultura negra diaspórica em áreas como inovação, economia criativa e empreendedorismo. Segundo Ângela Guimarães, secretária de Promoção da Igualdade Racial, o evento é uma vitrine para mostrar ao mundo o impacto da produção cultural e econômica da comunidade negra baiana. Promovido pelo Governo da Bahia, o Novembro Negro é um mês de atividades voltadas à luta antirracista, valorização da cultura negra e fortalecimento das políticas de igualdade racial no estado.
Realização e apoio
O evento é organizado pelas produtoras Xequerê, Rebu Produções e Junbai Produções, com realização do Governo da Bahia e apoio de entidades como o Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Banco do Brasil.