Caruru de São Cosme e Damião agora é Patrimônio Imaterial da Bahia!
Tradição baiana que une fé, sabor e celebração é reconhecida pelo Conselho Estadual de Cultura.
Que alegria, meus queridos! O sabor inconfundível do caruru de São Cosme e Damião, tradição que perfuma a Bahia durante todo o mês de setembro, acaba de ganhar um presente mais que especial: o título de Patrimônio Imaterial da Bahia!
A decisão, tomada por unanimidade pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), é um reconhecimento e tanto para essa manifestação cultural que une fé, sabor e celebração. Afinal, quem nunca se deliciou com um prato de caruru quentinho, feito com todo o amor e carinho para homenagear os santos gêmeos? 😋
A tradição do “caruru de sete meninos”, como também é conhecida, ultrapassa gerações e encanta baianos e turistas. O ritual de servir primeiro as crianças, a crença de que encontrar um quiabo inteiro no prato garante a oferenda no próximo ano… É muita história boa reunida em um único prato!
E como não podia deixar de ser, a oficialização do registro será publicada no Diário Oficial da Bahia no dia 27 de setembro, dia de São Cosme e Damião! Uma homenagem mais que justa para essa tradição tão importante para a cultura baiana.
A conquista foi celebrada com muita emoção por Táta Ricardo, presidente da Câmara de Patrimônio e autor do processo de patrimonialização: “O princípio do patrimônio é de fato pertencimento, a gente não aprende na academia, na universidade… patrimônio é algo que a gente herda”. Ele ainda destacou a importância econômica da festa, que movimenta a economia criativa e o mercado formal e informal em diversos municípios baianos.
Axé para o caruru de São Cosme e Damião! Que essa tradição continue encantando e unindo gerações!