Projeto Núcleos de Esporte Capoeira na Bahia: Capoeira Ganha Novo Fôlego com 27 Núcleos em Diversos Municípios Baianos
A capoeira, um ícone cultural da Bahia, está prestes a alcançar novos horizontes com o Projeto Núcleos de Esporte Capoeira. Este projeto ambicioso, lançado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), visa atender 2.700 pessoas na capital e no interior do estado, com a criação de 27 núcleos em áreas urbanas e periféricas.
Durante o lançamento, ocorrido na quarta-feira, 10 de julho, Mestre Jacaré do Alabama, coordenador do projeto, destacou a importância dessa iniciativa para reparar desigualdades históricas e fortalecer os mestres e mestras de capoeira. “É um movimento da Bahia de reconhecer sua cultura, sua identidade, um encontro com a sua própria história, além de ser um importante incentivo e valorização dos guardiões da nossa ancestralidade”, afirmou Mestre Jacaré.
Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb, enfatizou a necessidade de manter viva e fortalecida a prática da capoeira. “Trata-se de uma das manifestações culturais mais importantes de nossa história afrodescendente que construiu este país. Valorizar essa cultura, esse esporte é o nosso objetivo em seguir apoiando a capoeira”, destacou o gestor.
Uma Iniciativa de Inclusão e Valorização Cultural
O projeto não apenas promove a prática esportiva, mas também atua como um mecanismo de inclusão social e valorização cultural. A instalação dos núcleos visa proporcionar acesso à capoeira para comunidades diversas, promovendo a integração e o fortalecimento das tradições afro-brasileiras.
Foto: Marcus Carneiro/Sudesb