“Ainda Estou Aqui”: a luta pela memória em busca de uma vaga no Oscar 2025!
Filme de Walter Salles, estrelado por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, é o escolhido para representar o Brasil na premiação.
O Brasil já tem seu representante na corrida por uma estatueta do Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional: “Ainda Estou Aqui”, do aclamado diretor Walter Salles! A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (23) pela Academia Brasileira de Cinema.
O longa, que traz Fernanda Montenegro e Fernanda Torres em atuações memoráveis, conta a história real de Eunice Paiva, uma mulher forte e resiliente que lutou durante décadas para provar a existência do marido, o jornalista Rubens Paiva, desaparecido político durante a ditadura militar no Brasil.
Para Bárbara Paz, presidente da Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema, a escolha unânime por “Ainda Estou Aqui” se deve à importância do filme para a memória e a história do Brasil: “É uma obra-prima sobre o olhar de uma mulher […] um retrato emocionante de uma família sob a ditadura militar”, declarou.
Fernanda Torres, que além de estrelar o filme também assina o roteiro ao lado de Walter Salles, celebrou a escolha: “É bonito que o Brasil tenha escolhido ‘Ainda Estou Aqui’ para representá-lo pois este é um filme de descoberta de uma mulher extraordinária, chamada Eunice Paiva, que todos precisam conhecer”, afirmou.
Selton Mello, que vive o jornalista Rubens Paiva no filme, também compartilhou sua alegria com a indicação: “É uma alegria poder representar o Brasil na corrida por uma vaga ao Oscar de melhor filme estrangeiro com um filme tão sensível e tão necessário”, disse.
“Ainda Estou Aqui” concorreu com outros cinco filmes brasileiros de grande relevância: “Cidade Campo” (Juliana Rojas), “Levante” (Lillah Halla), “Motel Destino” (Karim Aïnouz), “Saudade Fez Morada Aqui Dentro” (Haroldo Borges) e “Sem Coração” (Nara Normande e Tião).
A lista de pré-selecionados da Academia de Hollywood para a categoria de Melhor Filme Internacional será divulgada no dia 17 de dezembro.
Vamos torcer para que “Ainda Estou Aqui” conquiste seu espaço no Oscar 2025!